Aqui estão alguns recordistas e alguns esquisitóides...
Número 10: O primeiro51 Pegasi b foi o primeiro planeta a ser descoberto em órbita a uma estrela normal para além do nosso Sol. O planeta, um Jupiteriano quente, também vai pelo nome Bellerphon, em homenagem ao herói Grego que domou o cavalo alado Pégaso, em referência à constelação onde o planeta está localizado.
Número 9: O mais próximoEpsilon Eridani b orbita uma estrela alaranjada a 10.5 anos-luz da Terra. Está tão perto de nós que os telescópios poderão fotografá-lo dentro de poucos anos. Orbita demasiado longe da sua estrela para suportar água no seu estado líquido ou vida como nós conhecemos, mas os cientistas crêem que existam outros planetas nesse sistema que possam ser bons candidatos para vida alienígena.
Número 8: Os flutuantes livres.Há planetas extra-solares que são conhecidos por terem um, dois ou mesmo três sóis. Mas um grupo bizarro de objectos do tamanho de planetas não têm sóis sequer mas, invés disso, flutuam livres pelo espaço. Chamados 'planemos' os objectos são semelhantes, embora mais pequenos, a anões castanhos, estrelas que não tiveram tamanho suficiente para se 'acenderem'.
Número 7: O planeta veloz.SWEEPS-10 orbita a sua estrela principal a uma distância de apenas 740,000 milhas, tão perto que um ano neste planeta dura apenas 10 horas. Este planeta extra-solar pertence a uma nova categoria de planetas chamados USPPs, ou Ultra short period planets (Planetas com Períodos Ultra Curtos), que têm órbitas de duração menor a um dia terrestre.
Número 6: O mundo de fogo e gelo.Upsilon Andromeda b está sincronizada com o seu Sol da mesma forma que a Lua está sincronizada com a Terra, tem sempre a mesma face virada para a sua estrela. Esta característica cria uma das maiores diferenças de temperatura que os astrónomos já encontraram num planeta extra-solar. Um dos lados do planeta está sempre quente como lava, enquanto que a outra face deve estar com temperaturas abaixo de congelação.
(continua...)

2 comentários:
tb gosto de astronomia, só tenho pena de não saber muita coisa.
Muito interessante. Parabens! =D
Enviar um comentário