Número 5: Um mundo novo.O planeta extra-solar mais novo descoberto até agora tem menos de um milhão de anos e orbita Coku Tau 4, uma estrela a 420 anos-luz de distância daqui. Os astrónomos descobriram a presença do planeta através de um enorme buraco que descobriram no discos de pó que orbita a estrela. O buraco é dez vezes maior que a órbita da Terra e é causado provavelmente pelo planeta que vai atraindo o pó enquanto orbita a estrela.
Número 4: O velhaco!O planeta mais velho de que se tem conhecimento é um mundo primaveril (planeta que susteve vida em algum ponto da sua existência. A Terra daqui a 5 biliões de anos.) com 12.7 biliões de anos que se formou há mais de 8 biliões antes da Terra e apenas 2 biliões de anos depois do Big Bang. Esta descoberta sugere que planetas são bastante comuns no universo e aumentou a perspectiva de que a vida pode ter começado muito antes do que os cientistas imaginavam.
Número 3: Um planeta que encolhe.Um ano em HD209458b dura apenas 3.5 dias terrestres. O planeta orbita tão de perto da sua estrela que a sua atmosfera está a ser varrida pelos ventos solares. Os cientistas estimam que o planeta perde por volta de 10 000 toneladas de material a cada segundo que passa. No fim restará apenas o núcleo do planeta que encolhe.
Número 2: Atmosfera cheirada.HD 189733b ficou entre os primeiros planetas a ter a sua atmosfera cheirada. Analisando a luz do sistema sol-planeta os cientistas conseguiram determinar que o planeta contém densas nuvens de silicatos similares a grãos de areia. Curiosamente, nenhum vapor de água foi detectado, mas os cientistas crêem que esteja escondido por debaixo das nuvens.
Número 1: o planeta habitável.Gliese 581 C marcou um ponto de viragem na busca de mundos além sistema solar. É o mais pequeno planeta extra-solar jamais detectado, e o primeiro a estar dentro da zona habitável da sua estrela, aumentando assim a possibilidade de conter água no estado líquido à superfície. É 50 por cento maior e 5 vezes mais massivo que a Terra.

1 comentário:
Olá :)
Lamento, mas o blog foi escolhido para responder a um desafio lançado na Blogoesfera. Vai ao meu blog (http://ruiziadas.blogs.sapo.pt/) e segue as instruções :)
Cumprimentos.
Enviar um comentário